Movimento Salve Sant'ana

Cases

Voltar

CAMPANHA PELA RESTAURAÇÃO DE ACERVOS SACROS DA BAHIA

O trabalho voluntário faz parte da consciência de responsabilidade social da nossa empresa. O trabalho para a Paróquia do Santíssimo Sacramento e Sant´Ana  começou em 2007 quando fomos informados que a igreja matriz do Santíssimo Sacramento e Sant’Ana, construída no século XVIII, estava interditada porque o telhado ameaçava desabar e todo o seu acervo sacro corria sério risco de desaparecer necessitando de restauração. Através de reuniões com o Pároco e integrantes da comunidade foi criado o Movimento Salve Sant’Ana: uma série de ações de comunicação e eventos voltados à mobilização paroquianos, autoridades e a sociedade em geral com o objetivo de promover a recuperação total da igreja matriz. Como resultado obtivemos a aprovação do projeto de restauração da igreja pelo Ministério da Cultura e do Iphan, sendo enquadrado na esfera cultural pela Lei Rouanet, com recursos do BNDES. E a igreja está em restauração.

Sobre o projeto

COMUNICAR PARA PRESERVAR

O projeto de restauração foi desenvolvido pelo arquiteto Luiz Humberto de Carvalho e pelo engenheiro elétrico Thales de Azevedo. Em 2010, juntamente com a comemoração os 250 anos da igreja matriz, ficou pronta a restauração dos assoalhos de madeira, imunização e tratamento do madeiramento de todo o monumento, substituição de todas as peças carcomidas pelo tempo, na sacristia, corredores laterais, parte térrea e superiores, restauração de forros em geral (com exceção da nave central) e das estruturas de sustentação. Também foram recuperadas as escadarias, inclusive as de acesso às torres sineiras, restauração de parte das cantarias, do batistério, das lápides na capela do Senhor Morto, entre outras ações.

Localizada no Centro Antigo de Salvador, a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e Sant’Ana representa um marco importante na história da cidade tendo sido a primeira igreja brasileira construída inteiramente com material e tecnologia 100% nacional tendo como Mestre e construtor barroco Felipe de Oliveira Mendes.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page